7/24/2018

NO APAGÃO DO RECEPTOR PIRATA OS CANAIS ABERTOS TAMBÉM CAEM… POR QUE?

O leitor Samuel, de Canoas-RS, enviou a seguinte pergunta para o GPS.Pezquiza.com:
Boa noite Richard
Meu nome é Samuel e sou leitor do site GPS.Pezquiza.com e esses dias me surgiu uma dúvida e já que você tem conhecimento em tv por assinatura queria que você me esclarecesse uma coisa.
Sou usuário do sistema alternativo de tv (aquele que se usa duas antenas) e como não tenho internet em casa tenho que usar essas duas antenas e um amigo que tem internet em casa atualiza o meu receptor por um preço bem camarada.
Resultado de imagem para apagao pirata
Pois bem Richard, foi numa dessas de precisar de atualização que me surgiu a dúvida. Pelo que eu entendo, os canais abertos( como globo,sbt e bandeirantes) estão abertos no sistema de antena terrestre.Mas na tv por assinatura, quando cai o sistema, os canais pagos ficam codificados e os canais abertos(que pelo que eu entendo,são gratuitos) também ficam codificados.
Aí eu pergunto Richard, se os canais abertos são gratuitos, porque quando cai o sinal eles não ficam abertos e saem do ar como os canais pagos? O certo não seria os canais pagos ficarem codificados e os canais abertos ficarem funcionado já que são abertos e são de graça?
Espero que responda a este e-mail,pois estou curioso com essa dúvida
Um abraço
Samuel
Canoas – RS
Samuel, obrigado por ter enviado a sua pergunta e aproveito para mandar um abraço a todo o pessoal de Canoas-RS.
É bem interessante esta questão que você envia e realmente ela é um motivo de dúvidas para muitos usuários de tv via satélite.
Canais abertos e canais fechados, esta nomenclatura é bastante confusa para que se consiga entender o real conceito sem se conhecer um pouco mais a fundo o que há por trás dos direitos de transmissão de tv no Brasil, que é bem semelhante em todo o mundo civilizado (a diferença e que os países autoritários não respeitam os direitos autorais).

Vamos começar por entender, de maneira simples, o que é um canal/emissora, seja aberto ou fechado, canal é atualmente um aglomerado de conteúdos em vídeo de temáticas variadas e que são organizados de forma linear (um conteúdo após o outro) sendo exibidos em horário pré programado. Os conteúdos exibidos pelos diversos canais, sejam abertos ou fechados, podem ou não serem produzidos pelos estúdios do próprio canal/emissora ou terem o direito de exibição comprados por este canal.
Quando falamos de canais abertos estamos falando daqueles canais que receberam permissão do governo para transmitir a sua programação sem codificação de sinal, podendo esta programação ser captada legalmente por qualquer pessoa que possua um aparelho de televisão compatível com o modo de transmissão regulamentado pelo órgão governamental competente para tal assunto.
Os demais canais que não tem permissão para transmissão aberta, tanto por esta ter sido negada pelo governo quanto por estes canais não terem pedido este tipo de permissão, são denominados como canais fechados.
Enquanto no Brasil a tecnologia de transmissão de tv terrestre, a mais usada pelas maiores emissoras com permissão de transmissão aberta, era essencialmente analógica, não havia um entendimento por parte dos órgãos competentes no Brasil de que as emissoras abertas tinham direitos financeiros sobre a sua programação se esta fosse retransmitida pelas operadoras de tv por assinatura, que por obrigação financeira tem que negociar com os canais fechados e pagar direitos de retransmissão sobre a programação destes canais fechados desde sempre.
Apesar de não haver a clareza na obrigação de pagamento pela programação dos canais abertos na tv por assinatura, a Globo desde sempre recebia por sua programação quando esta estava disponibilizada na tv por assinatura.
Quando os canais abertas foram digitalizados também houve a oportunidade de se discutir este direito não somente sobre o canal em si, mas também os direitos autorais sobre os programas variados disponibilizados em cada canal, o que por sí só já dá espaço para muita discussão.
Pois bem, a obrigatoriedade de a emissora manter o sinal de seu canal acessível e sem codificação se dá apenas naqueles meios de transmissão que são concedidos pelo governo brasileiro, ou seja, através da tv digital terrestre. Os meios de transmissão que não são objeto de concessão pelo poder público não geram atualmente obrigatoriedade de que carreguem estes canais de forma aberta.
Desta feita, as transmissões via satélite destinadas à tv por assinatura usam meios de transmissão que são privados o que dá direito às operadoras de tv por assinatura de codificar os canais que transmitem através dos transponders (frequências de transmissão) que lhes pertence, seja de qual programação for, mesmo as dos canais abertos já que para obter o sinal destes canais atualmente estas operadoras se viram obrigadas a pagar pelo direito de retrasmitir estes canais abertos.
Em um tempo mais remoto da tv por assinatura no Brasil vários destes canais estavam nos pacotes da tv por assinatura mas permaneciam abertos mesmo com o sinal cortado por falta de pagamento, tendo em vista que não compensava financeiramente para o operadora codificar estes canais.
Atualmente muita gente paga tv por assinatura para assistir aos canais abertos.
Esta codificação imposta pela tv por assinatura nos canais abertos que ela carrega atinge também os aparelhos receptores de tv pirata pelo motivo que para estes aparelhos, a partir do momento que um canal é recebido com criptografia, o aparelho não tem como fazer esta distinção de canal aberto ou fechado, para ele é tudo fechado e quando ele não recebe as chaves de abertura dos canais daquela determinada operadora, ele não consegue abrir mais o sinal de todos os canais que foram codificados pela operadora.
Um forte abraço e continue conosco.

FONTE: GPS PESQUIZA
Dica Útil 

Deseja receber informações do mundo digital, diretamente no seu e-mail, sem precisar ficar procurando ? 
Cadastra-se em nosso FeedBurner, assim você receberá um e-mail a cada novidade postada em nosso site automaticamente e em primeira mão, não fique de fora dessa. 
Várias novidades como, Novidades do mundo digital, Informações sobre o servidor, Notícias, atualizações, dicas e muito mais !

Instruções para cadastro: 
1° - No lado Superior esquerdo do nosso site, procure na coluna a opção " Receba notícias no e-mail" 


2° - Insira seu e-mail no campo "Email address" e logo em seguida clica em Submit. 
3° -  Abrirá uma janela pop-up para confirmar o cadastro, coloque o código de segurança e prossiga.
4° -  Ainda não está pronto, seu e-mail foi cadastrado, mais ainda não foi ativado, para ativar entre na sua caixa de entrada do e-mail cadastro e verifique um e-mail enviado pelo FeedBurner, ( Verifique também o lixo eletrônico ) dentro dele terá um link para ativação do cadastro, após clicar nele, está tudo pronto, tudo que postarmos aqui, você receberá tudo em primeira mão