1/04/2014

Boomerang será substituído pelo Canal TBS esse mês.

O canal Boomerang acaba de sofrer um duro golpe no quesito disponibilidade. A operadora de TV por assinatura SKY já anunciou que partir do dia 18 deste mês, ele será substituído em todos os pacotes pelo TBS, canal da Turner voltado exclusivamente para a comédia. A decisão da SKY visa atender em parte à lei das cotas de programação nacional na TV paga, já que o TBS produz alguns programas feitos no Brasil.
A saída do Boomerang está sendo aplaudida por muitos assinantes, ainda revoltados pela forma com que a Turner reformulou o canal, que antes era um espaço voltado para animações clássicas e, tempos depois, assumiu uma postura adolescente, mantendo inclusive o nome, que não condiz com a realidade da programação atual.
Para tentar se desculpar, criou o Tooncast,  que é na verdade o próprio Boomerang, mas com outro nome. Infelizmente ele ainda não está presente em todas operadoras por causa do alto valor cobrado pela Turner para sua inclusão e ainda periga a ser descontinuado no Brasil por causa da lei das cotas. Antes de esta troca acontecer, o Boomerang vinha sendo isolado juntamente com o Sony Spin a determinados pacotes da SKY, e a operadora justificava dizendo que ele  não estava mais sendo comercializado.
Segundo alguns comentários dos bastidores, a Turner autorizou a troca, pois está investindo na produção de conteúdos brasileiros para o TBS, algo que o Boomerang sequer fez até agora. Apesar da baixa audiência e uma programação que só agradava a um determinado público, a atitude da SKY não chega a ser das mais corretas, e o mais justo a ser feito seria manter os dois canais em sua grade e não retirar um para entrada de outro.
No passado, a TV paga era feita de opções para todos os gostos, mas nos dias atuais isso parece ter ser perdido completamente. A mudança pode trazer uma perda mínima de assinantes para a operadora e, ao mesmo tempo, pode fazer com que as demais operadoras que não tenham o TBS sigam o mesmo exemplo.